Pais BC

Sobre o PAIS

A associação PAIS é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), que existe desde 2008. Os projetos são executados em parceria com a Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), através do FIA (Fundo Municipal da Infância). Este Programa presta atendimento especializado à criança, ao adolescente e a seus familiares – em seu contexto social e familiar – que se encontrem sob ameaça ou violação de direitos, visando à garantia ao direito à convivência familiar e comunitária oportunizando espaços de socialização e construção de projetos de vida através do atendimento psicológico.

Nossa Demanda

Realizamos atendimento psicológico de crianças e adolescentes com diversas demandas como: ansiedade, depressão, auto lesão, abuso sexual, violência física, violência psicológica, ideação suicida, bem como, tudo aquilo que possa trazer prejuízos no desenvolvimento mental e comportamental.

Serviços

Os atendimentos são agendados, e ofertados de forma gratuita para a comunidade. 

Realizamos atendimentos PSICOLÓGICOS, PSICOPEDAGÓGICOS, ORIENTAÇÃO JURÍDICA, VISITA ASSISTIDA E ESCUTA ESPECIALIZADA.

O psicólogo tem como função conhecer a influência e os processos cognitivos gerados pela interação social, ou seja, das consequências psicológicas e sociais advindas do ser humano. Ainda, atuar como facilitador das relações entre pessoas e Associação/Programa, pautando seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integralidade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a declaração Universal dos Direitos Humanos, conforme preconiza os princípios fundamentais do Código de Ética Profissional, seguindo ainda, os demais itens do mesmo.

Em consonância com a Lei 8.906 de 04 de julho de 1994, que dispõe sobre o estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), bem como com o Código de Ética e Disciplina da OAB, tem como função, estreitar o contato com o Poder Judiciário, Ministério Público e órgãos que integram a rede de atendimento à Crianças e Adolescentes e suas famílias, representando a Associação de  Proteção, Acolhimento e Inclusão Social e suas demais atividades desenvolvidas.

A visita assistida ocorre quando em virtude de um motivo grave , o pai/mãe , necessita ser assistido ao realizar a visita a criança. Um exemplo comum, é na hipótese de denúncia por abuso sexual, na qual a convivência do pai/mãe com o filho necessitará da supervisão de outra pessoa. No entanto, nossa Associação dispõe de profissionais capacitados para realizar este serviço.

A escuta especializada é um procedimento de entrevista sobre uma possível situação de violência contra criança ou adolescente, no intuito de garantir a proteção e o cuidado da vítima. Nossa equipe está capacitada para realizar esta demanda.

É um Projeto, nascido em 2017 para trabalhar junto às escolas do nosso município. Desde então, o projeto Papo Reto já atendeu 75.276 jovens com idade escolar com ensino médio, aumentando estes números a cada ano.

É um grupo terapêutico fechado, aborda a temática da ansiedade e os transtornos relacionados.